Crítico:  Oscar D’Ambrosio

Graduação em Jornalismo pela ECA-USP (1986), graduação em Letras (Português/Inglês) pela Faculdade de Letras e Educação da Universidade Presbiteriana Mackenzie (1986), especialização em Literatura Dramática pela ECA-USP (1989), mestrado em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Unesp (2004) e doutorado (2013) e pós-doutorando (2019) no Programa de Educação Arte e História da Cultura da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Autor de diversos livros na área de arte naif e arte contemporânea. Tem experiência na área de Comunicação, curadoria e autor de textos para catálogos e apresentações de diversos artistas plásticos contemporâneos. Responsável pela página www.oscardambrosio.com.br e pelo Instagram @oscardambrosioinsta e pelo Projeto @arteemtempodecoronavirus.

 

Artista:

R. F. Bongarten

Classificação Artista Digital

Obras de  Arte Digital

Finalidade Cartão Postal Artístico e Telas Canvas.

 

Crítica Artística - Nome Obra : Incompatível ( Arte Digital) Cartão Postal 15x10.

Tela Canvas - 150x100 - Fine Art

 

Projeto Fevereiro Laranja (29): “Incompatível”, de R. F. Bongarten

 

 

Crítica de Arte.

 

Desde 2020, o Estado de São Paulo tem um mês de ações dedicadas ao diagnóstico precoce da leucemia e à conscientização sobre a doação de medula óssea. É o Fevereiro Laranja. Por isso, neste mês faremos um post por artista com obras que privilegiam essa cor. Envie seu trabalho para odambros@uol.com.br! A participação é gratuita e ajuda a divulgar a campanha!

Intitulado “Incompatível”, o trabalho de R. F. Bongarten que acompanha este post pode ser lido como a aparente dificuldade de conciliar os diversos elementos que aparecem em sua obra digital (15 x 10 cm – cartão postal – e/ou Fine Art de 150 x 100 cm). Quando se olha pela primeira vez, parece impossível que tantos elementos diversos possam compor um conjunto que tem seu equilíbrio apoiado no jogo de cores e nas maneiras como as figuras de quatro lados são distribuídas. O nome proposto permite ainda uma leitura dentro da ideia de que uma doação apenas se completa quando existe compatibilidade entre quem doa e quem recebe a doação. Um sentimento que se pode ter perante a criação de R. F Bongarten é que todo incompatível se torna compatível, se não na medicina, mas, pelo menos na esfera do afeto, quando diferenças são articuladas em nome do bem comum.

Oscar D’Ambrosio

No News yet ...

Sub Navigation